Primeiro caso…
Roney, minha amiga está satisfeita com o hospedeiro atual dela, tudo que ela precisa é de alguém para dar uma reformada no site dela e acrescentar uns recursos em php
Segundo caso…
Foi uma amiga que fez o meu site para mim, ele está fora do ar há mais de duas semanas porque ela está com uns problemas com o hospedeiro, mas vai ajeitar. Eu pago só R$15 por mês
Fico com muita vontade de dizer para essas pessoas que elas estão muito mal atendidas, mas muito mal mesmo.
Manter um site no ar e carregando rápido é o que absolutamente qualquer hospedagem deve fazer!
Oferecer um bom gerenciador de conteúdo como o WordPress ou o Joomla (e não uma solução proprietária que prende o cliente) também é o mínimo.
Não oferecer essas coisas é como vender um carro sem volante ou motor.
Um hospedeiro precisa:
- Dizer que site não é outdoor e é necessário ter uma sessão com artigos periódicos
- Indicar bons designers
- Ajudar a encontrar soluções para as necessidades do site (uma enquete online, ou formas para publicar planilhas por exemplo)
Enfim, um hospedeiro deve ser um tipo de anfitrião no mundo virtual e estar pronto a ajudar seu cliente a colonizar essa nova Terra.
Agora, como dizer isso em um tempo cheio de desconfianças sem correr o risco da pessoa do outro lado pensar “Ah! Ele tá querendo fazer pouco do outro para vender o serviço dele.”?
O que tenho feito é indicar hospedeiros muito baratos ou mesmo gratuitos já que, se é para ter suporte ruim ser mau atendido então que o preço seja baixo, não é? Se a pessoa leva sua empresa ou iniciativa (nem todo site é de empresa) a sério e não quer virar especialista em Internet estarei ao alcance de um email ;)
Para quem quer virar especialista em Internet indico o Dreamhost que hoje é responsável pela infra-estrutura da minha hospedagem (eu terceirizo).
Ah, olha, eu falo na lata.
E ainda digo: “n�o estou falando para vc fazer comigo, n�o, apenas procure OUTRO prestador de servi�os.”
J� cheguei, inclusive, a recomendar que a pessoa simplesmente n�o tivesse site, que era melhor do que aquela porcaria que estava no ar.
Sites, assim como qualquer comunica��o pessoal/empresarial podem influenciar na imagem da pessoa/empresa. E essa influ�ncia pode ser positiva ou negativa. Tem casos em que o melhor � n�o ter um site, juro.
A gente v� cada coisa… Credo.
Na �rea de hospedagem a pessoa, geralmente, fica s� mal atendida sem saber, na �rea de design � muito mais cr�tico pois… longa lista…