Estava conversando com uma amiga pelo Signal. Ela trabalha na área de meio ambiente e é uma pessoa muito objetiva. Naturalmente que as perspectivas dela para o futuro da humanidade não são boas e não posso discordar. No entanto sempre tento fazer o contraponto pois penso que vivemos entre um delicado equilíbrio entre a falta de perspectiva que nos leva a fazer parte da solução e a que nos faz desistir e aproveitar o que podemos agarrar.

Para entender a imagem que usei no post dê uma olhada no trecho do programa do Gregório Duvivier que destaquei lá no final.

O que segue foi o que escrevi para ela em resposta.

O Cosmos e o paradoxo de Fermi não são nada animadores, né? Afinal já está ficando bem estranho a gente não achar nenhuma outra civilização na nossa galáxia.

Tem hipóteses como a da floresta escura, que sugere que elas estão lá, mas optam por se esconder, talvez por receio de outras civilizações que sejam agressivas… Bem, essa não é uma boa hipótese para o nosso futuro também já que a gente faz o que pode para contar para todo mundo que estamos aqui desde as primeiras emissões de rádio globais lá por volta de 1945.

No entanto as hipóteses mais aceitas envolvem algum tipo de inevitabilidade da extinção de civilizações… Olhando a nossa dá mesmo para supor que não tem como uma civilização não extinguir os recursos do planeta ou mesmo do próprio sistema solar.

Só que tudo isso ainda me parece meio distante. Não acho que a humanidade consegue se destruir nos próximos 300 anos e, ainda que tenha muita vontade de viver para ver, as possibilidades são ínfimas, né?

A verdade é que não sei bem o que pensar e menos ainda como agir, já que a influência que pessoas como nós podem ter é completamente irrelevante. Só movimentos coletivos, e bem vastos e bem resilientes (uns hippies da nova era que vão pro escritório 30 anos depois da adolescência rebelde não contam) podem exercer alguma influência.

E, por ora, o movimento coletivo e vasto tem sido financiado por mega corporações e nos levam na direção do consumo fútil, do luxo.

Coincidentemente o Gregório falou nisso no final do programa dele de hoje…

Greg News: Luxo

Imagem que ilustra o post:

Foto de Jannis Lucas na Unsplash