Está no Globo de hoje: plantas nascem onde há 400 anos havia gelo.
É o seguinte, tudo indica que a Terra devia estar passando por um período de resfriamento (sol em baixa atividade, ângulo do nosso eixo etc) mas estamos esquentando rapidamente.
A substituição de gelo por vegetação acelera ainda mais o aquecimento pois o gelo reflete o calor enquanto a vegetação o absorve.
Você sabe como estará a situação em 10 ou 20 anos? Olha, ninguém sabe.
A gente devia estar investindo extensos recursos no estudo do clima e em medidas para restaurá-lo.
Esse vídeo traz um bom resumo do nosso passado climático e situação atual…
Comentei isso no FB e um amigo observou que empresas não pensam em investimentos a longo prazo e governos menos ainda e isso me inspirou um comentário que acho que merece estar aqui também.
Na minha visão vulcana não há dúvidas.
Do ponto de vista das empresas a humanidade precisa não só aprender a regenerar o clima do planeta como precisa criar colônias fora dele para aumentar as necessidades tecnológicas e quantidade de consumidores de forma sustentável. Não estão empenhadas nisso porque 1000 mentes não funcionam necessariamente melhor que uma e a mente coletiva das empresas é capaz de ser bem obtusa.
Do ponto de vista da gestão pública saúde, educação e cultura são pilares essenciais para garantir uma população mais rica e portanto mais recursos públicos para agradar até os corruptos. Não há investimentos sérios nessas áreas por incompetência e miopia.
Em resumo: precisamos de mentes coletivas mais inteligentes.
Ah! Saúde, educação e cultura também são pilares essenciais para a restauração do ecossistema global.
Só preciso agora escrever um livro de 1200 páginas provando essas minhas hipóteses! Hahahaha!
Imagem: Ilha Ellesmere, próximo do ártico. Fonte, O Globo