Tem duas coisas que todos nós sabemos bem no Brasil: estamos mal servidos de políticos e de serviços.

De vez em quando escrevo aqui um post falando das nossas desventuras com os prestadores de serviços. Este é mais um.

Compramos um monitor Sony SDM-HS75 para ligar num computador que ainda não tinha chegado. Demorou uns dias e passou o prazo de sete dias que a Kalunga dava para trocar (vai fazer um mês que compramos no dia 8/07/06) o produto.

Quando a gente ligou o bicho ficamos perplexos com a falta de nitidez para textos! Não dá para olhar por 15 minutos para ele sem ficar com dor de cabeça!

Entramos em contato com a Sony que nos deu instruções para configurar e deixou claro que ele só funciona bem em 1280X1024.

Tentamos de tudo. O monitor é imprestável! Até para passar um DVD (cujo menu foi feito em DVD Studio Pro e tem uma resolução ótima) a imagem fica ruim.

Primeiro ligamos para a Sony para ver se trocávamos por outro produto (se bem me lembro do código de defesa do consumidor nos dá 30 dias) e fomos informados que ela só troca se a compra foi feita diretamente na Sony, do contrário é problema da revendedora.

Ligamos para a Kalunga que nos disse que o código do consumidor só os obriga a trocar no prazo de sete dias e por defeito.

Aqui já entra um ponto que devia reverberar nos corredores de todo prestador de serviços: o código do consumidor é para defender o cliente de empresas sem ética. Uma empresa respeitável deveria sempre dar mais privilégios para o seu cliente do que exigido pelo código de defesa do consumidor.

Tentei argumentar que o bom senso sugere que eles aceitassem a troca mas o que escutei foi que “não é possível fazer a troca depois de sete dias”. Imagino que exista alguma lei nova da física, culpa dessas teorias das cordas talvez, que torna a troca impossível.

Para começar a tentar forçar os limites inimagináveis do impossível decidi que ao menos valia a pena divulgar o problema para o punhadinho de milhares de pessoas que esbarram aqui semanalmente.

Se de todo eu não conseguir me livrar do problema ao menos ajudo um monte de gente a não entrar num mato sem cachorro.

Atualizando em 7/07/06

Hoje recebemos um contato da Kalunga abrindo a excessão permitindo que troquemos o monitor amanhã.

A meu ver é ponto para a kalunga, afinal ela está fazendo exatamente o que eu diria que uma boa empresa faria: indo além do c?digo do consumidor.

O fato deste post aparecer antes do site da Kalunga em uma busca no Google pode ter alguma influência, mas não creio que eles tenham verificado isso.

O ideal, é claro, é que a gente tome sempre o cuidado de testar nossas compras imediatamente ao chegar em casa ou no escritório para desistir da compra nos 7 dias que o código nos garante.

Não é toda empresa que tem a mesma política da Kalunga.