Tem duas coisas que todos nós sabemos bem no Brasil: estamos mal servidos de políticos e de serviços.
De vez em quando escrevo aqui um post falando das nossas desventuras com os prestadores de serviços. Este é mais um.
Compramos um monitor Sony SDM-HS75 para ligar num computador que ainda não tinha chegado. Demorou uns dias e passou o prazo de sete dias que a Kalunga dava para trocar (vai fazer um mês que compramos no dia 8/07/06) o produto.
Quando a gente ligou o bicho ficamos perplexos com a falta de nitidez para textos! Não dá para olhar por 15 minutos para ele sem ficar com dor de cabeça!
Entramos em contato com a Sony que nos deu instruções para configurar e deixou claro que ele só funciona bem em 1280X1024.
Tentamos de tudo. O monitor é imprestável! Até para passar um DVD (cujo menu foi feito em DVD Studio Pro e tem uma resolução ótima) a imagem fica ruim.
Primeiro ligamos para a Sony para ver se trocávamos por outro produto (se bem me lembro do código de defesa do consumidor nos dá 30 dias) e fomos informados que ela só troca se a compra foi feita diretamente na Sony, do contrário é problema da revendedora.
Ligamos para a Kalunga que nos disse que o código do consumidor só os obriga a trocar no prazo de sete dias e por defeito.
Aqui já entra um ponto que devia reverberar nos corredores de todo prestador de serviços: o código do consumidor é para defender o cliente de empresas sem ética. Uma empresa respeitável deveria sempre dar mais privilégios para o seu cliente do que exigido pelo código de defesa do consumidor.
Tentei argumentar que o bom senso sugere que eles aceitassem a troca mas o que escutei foi que “não é possível fazer a troca depois de sete dias”. Imagino que exista alguma lei nova da física, culpa dessas teorias das cordas talvez, que torna a troca impossível.
Para começar a tentar forçar os limites inimagináveis do impossível decidi que ao menos valia a pena divulgar o problema para o punhadinho de milhares de pessoas que esbarram aqui semanalmente.
Se de todo eu não conseguir me livrar do problema ao menos ajudo um monte de gente a não entrar num mato sem cachorro.
Atualizando em 7/07/06
Hoje recebemos um contato da Kalunga abrindo a excessão permitindo que troquemos o monitor amanhã.
A meu ver é ponto para a kalunga, afinal ela está fazendo exatamente o que eu diria que uma boa empresa faria: indo além do c?digo do consumidor.
O fato deste post aparecer antes do site da Kalunga em uma busca no Google pode ter alguma influência, mas não creio que eles tenham verificado isso.
O ideal, é claro, é que a gente tome sempre o cuidado de testar nossas compras imediatamente ao chegar em casa ou no escritório para desistir da compra nos 7 dias que o código nos garante.
Não é toda empresa que tem a mesma política da Kalunga.
Procom faz milagres.
Tive um problema parecido com o Samsung aqui do escritrio. Quando liguei tinha uma rgua verde do lado direito. A sorte que com uns dias de “aquecimento dos motores” ela sumiu. Pq a loja no dava garantia nenhuma, a Samsung pra consertar ia cobrar… mesma lenga!
Neste caso acho que no tem aquecimento de motores que resolva no… Como no vi mais ningum reclamando ou falha da unidade que tenho aqui ou bom somente para outras coisas que no envolvam muito texto…
Cara,
Acho que vc deu azar com a unidade. O que no exclui em hiptese alguma a responsabilidade do fabricante, muito pelo contrrio.
Eu tinha um Sony maravilhoso. Me serviu honrosamente at o dia em que a minha gata Diesel vomitou dentro do monitor, naquelas frestinhas de ventilao. Ainda abrimos, limpamos e ele segurou o tranco por mais uns 6 meses at que a (mesma) gata repetiu a faanha e a no teve ressuscitao que desse jeito.
E, claro, escrevo isso do seu substituto mais-ou-menos, um LG 710E com… Uma gata em cima!
Eu gosto de viver perigosamente.
Bjs