Tem duas coisas que todos nós sabemos bem no Brasil: estamos mal servidos de políticos e de serviços.
De vez em quando escrevo aqui um post falando das nossas desventuras com os prestadores de serviços. Este é mais um.
Compramos um monitor Sony SDM-HS75 para ligar num computador que ainda não tinha chegado. Demorou uns dias e passou o prazo de sete dias que a Kalunga dava para trocar (vai fazer um mês que compramos no dia 8/07/06) o produto.
Quando a gente ligou o bicho ficamos perplexos com a falta de nitidez para textos! Não dá para olhar por 15 minutos para ele sem ficar com dor de cabeça!
Entramos em contato com a Sony que nos deu instruções para configurar e deixou claro que ele só funciona bem em 1280X1024.
Tentamos de tudo. O monitor é imprestável! Até para passar um DVD (cujo menu foi feito em DVD Studio Pro e tem uma resolução ótima) a imagem fica ruim.
Primeiro ligamos para a Sony para ver se trocávamos por outro produto (se bem me lembro do código de defesa do consumidor nos dá 30 dias) e fomos informados que ela só troca se a compra foi feita diretamente na Sony, do contrário é problema da revendedora.
Ligamos para a Kalunga que nos disse que o código do consumidor só os obriga a trocar no prazo de sete dias e por defeito.
Aqui já entra um ponto que devia reverberar nos corredores de todo prestador de serviços: o código do consumidor é para defender o cliente de empresas sem ética. Uma empresa respeitável deveria sempre dar mais privilégios para o seu cliente do que exigido pelo código de defesa do consumidor.
Tentei argumentar que o bom senso sugere que eles aceitassem a troca mas o que escutei foi que “não é possível fazer a troca depois de sete dias”. Imagino que exista alguma lei nova da física, culpa dessas teorias das cordas talvez, que torna a troca impossível.
Para começar a tentar forçar os limites inimagináveis do impossível decidi que ao menos valia a pena divulgar o problema para o punhadinho de milhares de pessoas que esbarram aqui semanalmente.
Se de todo eu não conseguir me livrar do problema ao menos ajudo um monte de gente a não entrar num mato sem cachorro.
Atualizando em 7/07/06
Hoje recebemos um contato da Kalunga abrindo a excessão permitindo que troquemos o monitor amanhã.
A meu ver é ponto para a kalunga, afinal ela está fazendo exatamente o que eu diria que uma boa empresa faria: indo além do c?digo do consumidor.
O fato deste post aparecer antes do site da Kalunga em uma busca no Google pode ter alguma influência, mas não creio que eles tenham verificado isso.
O ideal, é claro, é que a gente tome sempre o cuidado de testar nossas compras imediatamente ao chegar em casa ou no escritório para desistir da compra nos 7 dias que o código nos garante.
Não é toda empresa que tem a mesma política da Kalunga.
Procom faz milagres.
Tive um problema parecido com o Samsung aqui do escrit�rio. Quando liguei tinha uma r�gua verde do lado direito. A sorte � que com uns dias de “aquecimento dos motores” ela sumiu. Pq a loja n�o dava garantia nenhuma, a Samsung pra consertar ia cobrar… mesma lenga!
Neste caso acho que n�o tem aquecimento de motores que resolva n�o… Como n�o vi mais ningu�m reclamando ou � falha da unidade que tenho aqui ou � bom somente para outras coisas que n�o envolvam muito texto…
Cara,
Acho que vc deu azar com a unidade. O que n�o exclui em hip�tese alguma a responsabilidade do fabricante, muito pelo contr�rio.
Eu tinha um Sony maravilhoso. Me serviu honrosamente at� o dia em que a minha gata Diesel vomitou dentro do monitor, naquelas frestinhas de ventila��o. Ainda abrimos, limpamos e ele segurou o tranco por mais uns 6 meses at� que a (mesma) gata repetiu a fa�anha e a� n�o teve ressuscita��o que desse jeito.
E, claro, escrevo isso do seu substituto mais-ou-menos, um LG 710E com… Uma gata em cima!
Eu gosto de viver perigosamente.
Bjs