Rosa Parks sentou em um banco para brancos no ônibus…

Alice Paul abriu cartazes diante da Casa Branca até ser arrastada para a prisão…

Pequenos nomes muitas vezes esquecidos, mas que abriram caminho para Martin Luther King e para as conquistas que hoje nos fazem olhar para trás orgulhosos do que conquistamos, ou melhor, do que eles conquistaram para nós!

Quando vemos filmes como Anjos Rebeldes (Iron Jawed Angels) é impossível não se revoltar com os reacionários ou com os que são coniventes com uma ordem injusta por mero comodismo ou medo.

Acontece que não é fácil ver que algo é injusto quando estamos mergulhados nos preconceitos da nossa época.

Se você acha que está tudo bem hoje, que não há necessidade de Alices Paul e Rosas Parks então, lamento dizer, você provavelmente estaria entre os que desprezaram as lutas pelos direitos das mulheres, dos negros, das crianças (que eram força de trabalho escravo no início da revolução industrial).

Nós ainda temos muitos direitos a conquistar…

A Internet é o mais importante instrumento da democracia criado até hoje, mas você não pode usá-la livremente.

Se você se candidatar a um cargo político não pode se promover livremente pela Internet a pretexto de manter iguais oportunidades entre os candidatos. A Internet é tratada como se fosse televisão, rádio ou revista quando não é nada disso!

A Internet é a sua praça pública! O lugar onde você pode levantar sua voz para dizer “EU voto nesse político”. Nela o político honesto e com boas ideias pode expô-las sem ter que competir com o outro que nada tem além de capital para alagar as ruas com milhões de panfletos!

Hoje, se você quiser dizer que foi mal atendido por uma empresa, um hospital ou um médico avisando outras pessoas você não pode!

Você não pode nem dizer que não gosta de um determinado autor de literatura…

Hoje mesmo uma amiga me apresentou a um blog onde o autor troca os nomes de quem ele critica para poder falar sem ser processado! É como se ele fosse um criminoso que anda de capuz pela rua, que se esconde atrás de cartas feitas com colagens de letras de revistas!

Me recuso!

Nós temos o direito civil de opinar! É criminoso nos proibir de criticar um mal serviço! Se não gosto da literatura de Paulo Coelho tenho direito de dizer isso para ele! Assim como ele tem o direito de me dizer que lamenta a minha opinião, mas que ele escreve para quem gosta dele (ou coisa parecida), mas duvido que ele me processasse por não gostar do que ele escreve.

Hoje me disseram que não vale a pena correr o risco de ser processado para defender os direitos dos outros… Quem são os outros? Não entendo o conceito!

Por algum acaso eu vivo em um mundo diferente do seu? O que te acontece não me acontece? O médico que você não pode criticar pois é defendido pelo manto de invisibilidade da lei da injúria e difamação não me matará amanhã?

Quando uma pessoa não tem voz não é verdade que eu estou proibido de ouví-la?

Quero poder dizer todas as palavras e ouvir todas as culturas! Quero poder saborear cada cor e cada sabor do fantástico mosaico da humanidade!

Links sugeridos:

  • http://entropia.blog.br/
  • http://ciberativismo.ning.com/ 
  • Cibercultura / Cyberculture no Orkut