“Se você acha normal, engraçado ou justificável uma pessoa se servir sexualmente de outra que não está plenamente consciente do que está fazendo creio que você tem um problema sério a resolver”
Como todos sabem não vejo BBB pq acho chato, tipo 10% mais chato que novela, mas naturalmente observo o entorno, afinal sou daqueles que, quando entra uma mulher linda na festa e todos olham para ela eu foco minha atenção na reação das pessoas :)
Olhando aqui de fora me parece que uma moça bebeu demais, apagou, um cara abusou dela como pode sob um edredom, a moça lembra de ter dado uns beijos e ter dado umas passadas de mão (por favor, amigos com menos de 18 anos conversem com seus pais sobre esse meu post).
Há várias coisas interessantes a observar sobre isso.
- Moralmente foi estupro (e acho que legalmente tb) mesmo que a moça não se incomodasse (e ela parece incomodada);
- A própria vítima se mostra resignada. Fato que se repete milhares de vezes por dia e mascara os números reais do estupro no Brasil;
- Mais uma vez algumas pessoas (uma minoria, receio) se coloca contra o fato demonstrando sua indignação enquanto outras pessoas retornam ao que considero uma ladainha sexista e perversa de que a vítima é culpada por ser sexy ou por não se manter sempre alerta e pronta a se defender. E temo que esse último grupo seja a maioria, ou pelo menos seja o mais ruidoso, pois do contrário a emissora e órgãos legais como a OAB prontamente se posicionariam para atender o clamor da população que precisam agradar.
Esse item 3 ficou enorme… Mas não tinha como.
Eu realmente só não vejo o BBB pq acho chato e já disse que penso que quem odeia ver até comentários sobre ele precisa observar seus sentimentos e descobrir o que causa isso. No entanto me parece bem claro que o programa acaba sempre trazendo à tona questões importantes.
Tirando raras exceções o BBB é o programa que mobiliza mais gente em nosso país a cada ano englobando até mesmo quem não se importa com ele (quem odeia fica tão envolvido quanto quem ama) e isso nos ajuda a entender melhor o Zeitgeist da nossa população e nosso lugar nele.
Acho um erro tomar o programa como um sinal dos tempos, indicação clara de que a sociedade está doente e segue desembalada rumo ao fim, o que pode suscitar esse tipo de receio é a forma como as corporações manipulam as pessoas no sentido de transformá-las em objetos e atores do consumo vazio etc.
o BBB é um bom termômetro do que atinge nossas emoções coletivas, não de tudo que as atinge (se fosse tudo concordaria com as conclusões pessimistas), mas algumas coisas que calham de acontecer diante daquelas câmeras.
Acho a indignação com o caso de estupro um ótimo sinal, não o estupro, claro, a indignação. Se o BBB acabar hoje já fez um papel importante.
Até onde vi é um estupro tão comum que certamente cada um que chegou até aqui nesse post conhece mais de uma mulher que foi vítima dele… E mais de um homem que o praticou cometeu, provavelmente com a própria namorada.
Francamente duvido que a emissora ou a OAB produzirem ou não alguma punição para o agente do suposto estupro (tenho que dizer suposto para não me ferrar) tenha algum efeito positivo ou negativo a respeito do que a sociedade pensa a respeito do que aconteceu.
Se ele for punido será um regalo para gente como eu, mas o que definirá o efeito desse episódio na sociedade é a reação da gente que acha que foi algo normal. Se a maioria deles for desaprovada por boa parte dos amigos teremos dado um passo substancial à frente, se a maioria deles encontrar aprovação da maioria dos amigos continuaremos mais ou menos no mesmo lugar… Mas se cada um deles for desaprovado por pelo menos UM amigo já estaremos avançando!
Por isso comecei esse post do jeito que comecei: Quem quer que caia nesse post saberá que desaprovo enfaticamente esse comportamento.
Eu ia falar sobre o assunto no meu blog, mas aí eu leio o seu post e me coloca numa posição mega difícil de não querer mais me mexer por conta da preguiça. Simplesmente pq vc roubou TODAS as palavras da minha boca, seu oportunista ladrão de texto-ainda-não-divulgado! UAHHAAHHAHAHAHA
Disse tudo!
Não quero ser maniqueísta quanto as opiniões, mas a sua opinião é a boa e eu estou de acordo.
Bj,
Vivi