Apesar do texto original ser de 1891 ele aborda sem meias palavras alguns dos problemas mais obscuros enfrentados pelos adolescentes na faixa dos 14 aos 18 anos como sexo, abuso sexual, rebeldia e a pressão de pais que não sabem como estimular os filhos.
É uma pena que atualmente não seja possível produzir uma peça como essa (com mais de vinte atores em palco) a preços populares. Ela vale cada segundo e me arrancou lágrimas pelo menos três vezes.
A parceria entre Charles Müeller (direção) e Cláudio Botelho tem rendido ótimos frutos, mas assim mesmo é impressionante ver jovens atores atuando e cantando perfeitamente à vontade no palco.
Seria injusto (e complexo) comparar a atuação dos atores, então vou apenas eleger os meus dois personagens prediletos que foram Ilse (Letícia Colin) e Moritz (Rodrigo Pandolfo) principalmente por seu caráter transgressor.
Ok, eu sei que é nas falas de Melchior que encontramos a rebeldia, mas são Ilse e Moritz que os materializam mais intensamente.
No século passado (1995 +-) vi outra montagem muito mais próxima do original (e mais pesada para falar a verdade) e creio que eu não teria gostado da versão da Broadway onde optou-se por uma quebra radical contrapondo a atuação mais formal com arranjos musicais (e interpretações) bem contemporâneos.
Fiquei feliz que a modernização da montagem que está em cartaz aqui tenha se restringido ao cenário e ao vocabulário e creio que foi na medida perfeita para garantir um bom entendimento sem contaminar a ambientação de época.
Resta dar os parabéns aos atores (tirado do site oficial):
Malu Rodrigues (Wendla), Pierre Baitelli (Melchior), Rodrigo Pandolfo (Moritz), Letícia Colin (Ilse) e Thiago Amaral (Hanschen) encabeçam o elenco brasileiro, formado por Alice Motta, André Loddi, Bruno Sigrist, Danilo Timm, Davi Guilherme, Eline Porto, Estrela Blanco, Felipe de Carolis, Julia Bernat, Laura Lobo, Lua Blanco, Mariah Viamonte, Pedro Sol e Thiago Marinho. Débora Olivieri e Carlos Gregório interpretam todos os adultos do musical.
A peça está em cartaz no Teatro Vila Lobos com preços entre 60 e 80 Reais. Mais informações no site oficial da peça.
fiz algumas cenas desse texto ainda na escola de teatro. so cenas fortes, viscerais, lindas. adoro.
fiquei com gua na boca da pea, vou esperar que venha pra terras paulistanas…