Compartilhei esse vídeo no Facebook dizendo somente: Bem explicadinho, né?
Meus amigos fizeram comentários como:
Deus é … Matemática? (Sorry, não resisti, rs)
Explicadinho (embora nem tanto assim) se “Deus” for entendido como sendo necessariamente uma entidade religiosa máxima. Mas, se não for, tá explicadinho nada.
e
Engraçado, eu sou espírita, mas concordo com o ateu. ahuauhauhauhauhauha o Deus que EU acredito é diferente de todos esses ai, só concordei com o cara falando que Hitler vai pro inferno.
Então achei que eu devia pelo menos ter dito que acho que o vídeo tem pouco ou nada a ver com deuses e sim com as crenças das pessoas e escrevi o que segue. Achei que valia a pena copiar para cá.
Na verdade o vídeo fala sobre o fundamentalismo e radicalismo religioso, né gente?
As pessoas normais percebem que a experiência religiosa é algo pessoal e, mesmo achando estranho alguém perceber Deus de outra forma, não tem o impulso de tentar impor sua experiência pessoal a outros, muito menos a ponto de interferir nos direitos de terceiros. Essas pessoas estão em busca de Deus. Frequentemente de um Deus vivo que elas conhecem cada vez melhor conforme vão modificando sua cultura.
No entanto vemos hoje uma séria ameaça às religiões vinda das pessoas retratadas no vídeo, gente que tem pouca ou mesmo nenhuma relação com nossa percepção mística e que na verdade se imbuem de poder divino declarando-se porta-vozes (tá certo esse plural?) do criador do Universo convenientemente criado por elas.
Muitos fazem isso sem perceber que estão sendo egocêntricos e arrogantes. Todos nós devemos ter bons amigos, que são boas pessoas e que amamos, mas caíram nessa crença falaciosa por medo ou ignorância.
O vídeo chega a falar de uma abordagem cientificista para a experiência mística que também pode ser vista como uma religião ou os primórdios de uma “nova” religião, é o Deus matemático conhecido através da ciência. Afinal a percepção mística é um impulso natural de quase todos os humanos (só conheci dois ateus de raiz até hoje) e seguiremos tendo essa forte sensação de que existe algo sobrenatural.
Apesar de achar que o vídeo tem bem pouco a ver com misticismo vale lembrar que nem todo misticismo tem a visão de um Deus criador. Até mesmo no espiritismo que é bem conhecido no Brasil o papel de Deus é bem distante, em muitos casos até inexistente.
Imagem: 123freevectors