Há quem diga que é um desperdício de esforço, há quem pergunte por que alguém argumenta tanto sobre uma coisa em que não acredita.
Bem, argumentar nos ajuda a entender os outros, nos ajuda a testar nossas ideias para colocá-las à prova. Mas basta o primeiro motivo: conhecer os outros.
Tem também quem argumente pelo prazer perverso de ver o outro se enrolar com sua ignorância. Me empenho muito em não ceder a isso mesmo quando a contraparte procura me agredir, o que felizmente não foi o caso desse longo papo no Facebook que transfiro para cá porque acho que pode ser útil para muita gente e principalmente para mim mesmo :-)
Os comentários foram feitos a partir de um post meu sobre o ensino de criacionismo nas aulas de ciência das escolas Adventistas.
Vamos a eles:
- Amiga: Essa guerra das teoria da criação e teoria evolução não terá fim aqui na terra, sempre haverá homens que pensam das duas formas e aí outras. Não é justo julgar quem acredita os colocando como burros e colocando os evolucionista como inteligentes. As duas são sim, teorias, e acredita quem quer, se a teoria do evolucionismo colocasse por terra alguma teoria do criacionismo de fato já teria sido revelada a muito tempo afinal, numa sociedade em que acabar com tudo que é de Deus é a meta, isso já teria sido propagado. Que não continue a guerra das duas teorias,mas que todos tenham o direito de crer no que escolherem!
- Roney Belhassof” acho que ninguém precisa ser inteligente para entender a teoria da evolução. Ela é muito clara e os fatos e evidências que conhecemos deixa tudo ainda mais cristalino. Já a teoria criacionista não existe. Para ser considerada teoria teria que ter pelo menos uma evidência dela ou alguma previsão feita por ela teria que se concretizar, entende?
Lá no post que eu escrevi coloquei uns dois exemplos de coisas que poderiam ajudar a hipótese criacionista.
Quanto a acabar com o que é de Deus eu entendo que são as religiões modernas que estão empenhadas nisso.
A ciência procura entender a criação e só não fala em Deus porque nunca foi visto qualquer sinal de manifestação mágica no Universo, mas não vejo como a ciência possa falar contra o criador do Universo se ela mergulha fundo e sem qualquer dogma ou preconceito no estudo da criação.
Se o Universo foi criado por algum tipo de consciência tenho certeza que, do jeito que as coisas andam atualmente, será a ciência que finalmente descobrirá isso.
Quando olhamos para religiões modernas dizendo que o Universo tem seis mil anos, que todos os seres vivos que conhecemos são descendentes dos que foram salvos na arca de Noé há quatro mil anos acho que fica muito claro que essas religiões querem negar a criação dizendo que o Universo é uma mentira e que a visão deles do Criador é a verdade simplesmente porque eles dizem que é assim já que não apresentam sequer uma boa evidência ou base que apoie suas afirmações.
Acho muito preocupante que centenas de milhões de religiosos que apreciam a grandeza do Universo de acordo com o que a ciência vai nos revelando aos poucos se calem enquanto outras pessoas que se igualam a eles negam toda a criação!
Para o não religioso a impressão é que os religiosos são ignorantes, entende? Não por não entenderem coisas tão simples quanto os mecanismos da evolução, mas por negarem o Universo, a criação divina diante dos olhos deles!Se estar em contato com Deus é importante para algum tipo de redenção ou para ir para algum tipo de céu receio que estejam quase todos condenados! Afinal como estar em contato com Deus quando se nega sua criação?
É claro que a gente pode se integrar a Deus através da compaixão e da empatia ignorando toda a contemplação da Criação, mas essas pessoas não estão fazendo campanha contra a contemplação da Criação, né? Não são nem criacionistas, nem cientistas e nem anti-científicas, são humanas e são pessoas espetaculares.
- Amiga: Realmente Roney, considerar-se inteligente por acreditar na teoria da evolução não é nada inteligente, só corrobora como meu comentário. Deixei bem claro ao comentar um post que meu amigo fulano compartilhou, que independente do que eu acredito e do que os evolucionistas acreditem um não pode se considerar melhor do que o outro. Só isso!!! Existem estudiosos muito mais aprofundados neste assunto do que eu e você dos dois lados e até hoje nenhum deles venceu! Esta é a única questão. Cada um na sua e ponto. Já o sr faz questão de insuflar que a teoria do criacionismo NÃO EXISTE. Aí começaria uma grande discussão, a tal guerra que não transforma nenhum dos dois lados em vencedores. Que a paz inunde seu coração com suas certezas e não deixe de inundar o meu com as minhas.
- Roney Belhassof: Acho que não expliquei bem. “acreditar” é algo que não pode existir em relação a ciência. A não ser nos passos iniciais quando se elaboram hipóteses. Se as hipóteses passam pelo falseamento, ou seja, se não dá para mostrar que estão erradas e se obtém sucesso em suas previsões então elas acabam se tornando teorias, ou seja, elas funcionam, elas são verificadas. Se surgem dúvidas nenhum cientista ou pessoa que gosta de ciência vai continuar a “acreditar” nela.
Um exemplo que dá para explicar mais rápido que a teoria da evolução é a da gravitação universal.
Com ela nós calculamos com precisão a órbita de planetas, a velocidade necessária para mandar naves à Lua, Marte etc.
Ninguém diz que acredita na teoria da gravitação. Não tem no que acreditar, entende? Ela funciona e pronto.
O mesmo ocorre com a teoria que explica a evolução. Não tem o que acreditar.
Já o criacionismo realmente não é uma teoria, é uma crença, no máximo uma hipótese, mas sem evidências, sem capacidade de fazer previsões que poderiam servir para transformá-la em uma teoria.
Tem diversas variações da teoria da evolução disputando, mas nenhuma teoria criacionista, entende?
Não se trata de se insuflar porque o criacionismo é como a história da Terra oca (tem uma galera que diz que a gente vive no oco da Terra e que o Sol é o centro dela). Ela também não é uma teoria assim como a ideia do ET Bilú (do projeto portal, ficou famoso em 2011, vc acha no YouTube) de que a Terra é convexa. O ponto é que nem tudo que a gente pensa é teoria. Em ciência a gente chama isso de hipótese, entendeu?
Tem uma série de vídeos do Pirula que esclarecem bem essa história toda de criacionismo (pode ver só o sétimo que acho que meio que resume tudo:
- Amiga: Como assim não tem o que explicar na teoria da evolução? Que base científica existe para a teoria de que a primeira célula surgiu de substâncias químicas sem vida? Perguntei mas precisa responder não, por favor tô tomando muito seu tempo para me ensinar. Pode deixar que vou estudar mais.
- Amiga: Mas depois de ver este vídeo tô quase convencida da teoria da evolução, este aí no caso ainda falta evoluir um pouquinho, tá muiiito parecido com o macaco genteeee!!! E a tribo Pirahã tá lá né gente, quem quiser pode ir p lá e parar de atacar quem acredita na Bíblia.
- Roney Belhassof: A teoria da evolução não trata da origem da vida, essa nem tem teoria ainda. Por enquanto temos apenas várias hipóteses.
Tem uma video-aula do Yuri Nerdologia mais voltada para crianças, mas que fala nisso:
- Amiga: e vc quer falar de evolução sem falar e vida? ai realmente tenho que voltar pro primário!!!
- Roney Belhassof: E, olha, é aquilo que eu disse: acho que ninguém precisa se interessar na Criação e procurar Deus por ai. Tem diversas formas de buscar Deus na arte, na filosofia, nas religiões. Mas, no momento que a gente quer conhecer Deus pela Criação então o caminho não é religioso, é científico, entende?
- Roney Belhassof: Mas olha, são áreas totalmente diferentes da ciência! A origem da vida é uma coisa e a forma como essa vida evolui é outra. Sempre foi assim até pq Darwin não fazia a menor ideia e nem tinha como fazer ideia de como a vida surgiu.
Ainda hoje não sabemos e é mais um estudo de física e química do que de biologia.
Dá uma olhada no vídeo acima que ele é bem claro por ser voltado justamente para o que era chamado de primário na nossa época. Agora acho que é ensino fundamental, né?
- Amiga: nãoooo, mas tenho que voltar pro primário e entrar numa escola que não fale de DEUS, porque onde eu estudei falava.Aí já chego no ensino fundamental onde nos ensinam que viemos do macaco com a mente menos impregnada de Deus.
- Roney Belhassof:Realmente tem escolas ruins que podem ensinar que viemos dos macacos, mas isso está tão errado quanto ensinar que fomos feitos de barro, tá?
O que nós sabemos hoje é que nós, outros primatas, símios e macacos temos ancestrais em comum.
O ramo hominídeo se separou há cerca de 6 milhões de anos então nossos antepassados em comum com os chimpanzés, gorilas e bonobos estão há seis milhões de anos no passado.
Tem um documentário muito bom da Alice Roberts sobre nossas origens também! Tem inteirinho no YouTube:
Roney Belhassof: Outro documentário muito bom com a mesma pesquisadora é o The Incredible Human Journey (legendado):
- Amiga: Ronynho do meu coração, não tem como EU basear MINHA VIDA numa teoria que evolui do nada. Sim, porque se o estudo da evolução é sobre seres VIVOS, primeiro eu preciso saber como essa VIDA se criouuuuuuu….apareceuuuu…surgiuuuuuu….Não tem como a teoria da evolução querer jogar o criacionismo no ralo e começar o estudo do QUE JÁ EXISTIA, quando o que aflige o homem não é saber como ele hoje não anda curvado tem pelos, ou se evoluiu de um tubarão como já vi documentários, falando que serias existem,,,O que aflige o homem é como ele surgiuuuu…E EU acredito que houve um criador ….E quanto ao barro, apesar de ser muito difícil para a mente humana acreditar nisso quando eu morrer é o que vou virar…Pó…Pra mim fica mais fácil crer que vim dele (barro) ..PARA MIM!!!
- Roney Belhassof: me parece que o mau ensino acaba criando uma ideia muito errada de que o mundo real é contrário a Deus. Mas é porque não ensinam direito o mundo real!
Se o Universo foi criado por algum tipo de divindade não tem como haver conflito entre o mundo e Deus, entende?
Alguns dos maiores cientistas que já viveram, até mesmo recentemente como o que desenvolveu a teoria do Big Bang (era um monge católico), eram buscadores de Deus! E não só porque na época as pessoas eram maltratadas se questionassem a Igreja, mas porque realmente se encantavam com a criação!
Giordano Bruno, talvez a primeira pessoa a pensar no Universo vasto como vemos hoje (ele viveu em 1600) era totalmente deslumbrado por Deus e achava que negar o Universo era reduzir Deus.
Quando a gente resolve observar a Criação e optamos por interpretações tortas de uma única religião a gente se afasta de Deus! Dizer que o Universo tem somente seis mil anos torna Deus quase infinitamente menor do que ele é caso exista.
Sim, eu sou ateu e agnóstico o que pode fazer minha opinião parecer tendenciosa, mas entenda que sou ateu em relação às divindades humanas pois elas me parecem claras criações humanas, mas sou agnóstico em relação ao Deus verdadeiro, ou seja, mantenho minha mente aberta aguardando evidências da Sua existência
Quando temos o impulso de contemplar a criação não vejo outro caminho.
- Amiga: Que bom que podemos estar num mesmo mundo e desfrutar de tudo de bom que ele pode nos oferecer cada um pensando de uma maneira!!!
- Amiga: Sempre é bom debater ideias…Crescemos com isso! Obrigada pelas indicações e documentários!
- Roney: Se você assistir pelo menos o vídeo do Yuri que eu passei vc vai ver que na verdade viemos mesmo do barro.
Volto a dizer, você não precisa querer saber como Deus nos criou, pode simplesmente assumir que nos criou de alguma forma e buscar sua ligação com ele por outras formas, entende?
Mas se você quiser contemplar como Deus nos criou nós temos uma ótima ideia! E é simplesmente fantástico!!
- Roney Belhassof: “Na verdade viemos do barro” é forma de falar, como eu disse isso ainda é só uma hipótese. Temos outra que é a panspermia (até foi citada em Cosmos que passa nas quintas no NatGeo) que supões que a vida pode ter surgido em Marte e migrado para cá. Há boas evidências para suportar essa hipótese.
- Amiga: A simmmm,,,,muitas especulações existemmmmm!!! Temos que escolher uma né
- Roney Belhassof: Na ciência não se escolhe, Sabe? Se é especulação ou mesmo uma hipótese mais bem estruturada a gente trata apenas como mais uma ideia. Se o cientista se apega a uma ideia ele falha em testá-la ou, pior ainda, em formular outras.
Entende a diferença que estou tentando mostrar entre os vários caminhos para Deus?
Quem tem interesse em contemplar a Criação não pode escolher uma hipótese, especulação, ideia, crença, intuição.
Essas coisas servem apenas como ponto de partida.
Pode-se também ignorar a criação e mergulhar na arte, na filosofia, na empatia.
Acho empatia uma das qualidades humanas mais fantásticas! Tanto que acho que bastaria ela para ser o melhor humano que podemos ser.
Imagem do Post: Alexandre corta o nó Gordio