Jill Bolte Taylor é uma pessoa cética que afirma que as religiões são uma historinha que o hemisfério esquerdo do nosso cérebro conta para o direito.
Ela também é uma neurologista que sofreu um derrame que paralisou o hemisfério esquerdo e experimentou na pele, ou melhor, em sua própria consciência, o que está em nosso hemisfério direito (que controla nosso lado esquerdo).
No vídeo abaixo ela comenta algumas coisas fascinantes, até mesmo fantásticas:
- Nosso hemisfério direito é um tipo de processador paralelo enquanto o esquerdo é serial
- O hemisfério direito vive o agora com uma intensidade avassaladora. Para ele não há fronteiras entre as coisas, sensações e sentimentos, é tudo um único fluxo de energia e ele só conhece a paz e a satisfação
- Enquanto isso o esquerdo é uma seleção das experiências passadas do hemisfério direito e as projeções de possibilidades para o futuro. Ele nos vê como indivíduos separados e está preocupado com ontem e amanhã.
A descrição dela para o derrame que sofreu é ao mesmo tempo engraçadíssima e estonteante, mas a razão que ela encontrou para vencer o derrame e recuperar a fala (os centros da fala estão no hemisfério esquerdo) provavelmente lhe arrancará lágrimas.
Atualizando em 20/10/2008 – Terminei de ler o livro e fiz um post somente sobre ele.
Se formos capazes de reconhecer que tudo que pensamos até hoje sobre Deuses e nosso espírito talvez sequer tenha arranhado a superfície da espiritualidade poderemos finalmente dar passos decisivos para longe das visões supersticiosas e mitológicas dos nossos antepassados para enfim encontrar uma espiritualidade com horizontes mais amplos!
gostaria de obter mais informaes sobre AVC pois minha me ficou com o lado esquerdo dormente.
O livro da cientista acima foi editado no Brasil. Tive a chance de l-lo e coment-lo aqui mesmo em outro post.
Acho que vale a pena dar uma olhada nele apesar de tratar de um caso aparentemente bem mais complicado do que o da sua me.
J passei por isso com vrios amigos e conhecidos e imagino como difcil para vocs.
Cada caso tem suas particularidades e no sou mdico, mas acho que hoje h muito mais chances de conseguir uma recuperao total do que alguns anos atrs.
I’m Portuguese and live in the Azores. My wife, an associate professor of American Literature here at the university of the Azores suffered an aneyrism six years ago. We’ve just discovered Dr.Jill Bolte Taylor in an interview she gave to the Brazilian weekly “Veja”. Please help us with all the information possible. We would even go to the US to meet Dr. Jill! I do believe there is a great chance my can recuperate her language abilities. Dr. Jill describes precisely what happened and what is happening in her brain. Please help. my cel phone is:351-966539113
Vamberto Freitas
Ol Vamberto, voc pode falar em Portugus aqui pois este o blog de um brasileiro (eu, Roney).
O site da Dra, Jill Bolte Taylor esse: http://drjilltaylor.com/
Ela no disponibiliza um email para contato direto com ela, mas fornece o email de Katherine Domingo (kat@mystrokeofinsight.com) que cuida da agenda da Dra.
Eu no sabia que a revista Veja era lida em Portugal!
Espero que as pesquisas da Dra. Jill Bolte ajudem a sua esposa se recuperar totalmente!
ola , sou brasileira, sou do sul de minas gerais . minha cidade se chama campos gerais , mg. uma pequena cidade .estou lendo o seu livro a cientista que curou o seu proprio celebro , estou facinada . sou casada , e a um mes estou vivendo esta triste agonia , do derraime . no dia 10 de junho , acordei com meu marido , tendo uma esquemia celebral . foi horrivel , mas graçãs a deus , foi socorrido a tempo . mas infelismente ficaram algumas sequelas , pelo ixame e resultado da resonancia magnetica que foi feita , o derraime afetou o lado esquerdo do celebro , hoje com grande dificuldade, ele naõ reconhece , naõ fala , e tem dificuldade para aprender as coisa . o nosso neurologista , nos indicou que comprassemos este livro . foi maravilhoso , estou aprendendo muito a lidar com ele , e espero um dia poder ver ele lendo e saber como e um derraime . pois este livro me ajuda muito , pois meu marido esta vivendo , todos esses episodios que voce cita no seu livro. venho agradecer , por escrever taõ maravilha , pois com todas dicas , viveremos melhor . parabens pelo livro . e pelas dicas e ajuda . um abraço . sua adimiradora . arlete .
Ol Arlete, o livro fantstico mesmo e eu (Roney) adoraria t-lo escrito, mas a autora a Jill Bolte Taylor, uma americana.
Espero que seu marido possa se recuperar como ela e vocs possam transformar essa experincia to difcil em uma oportunidade de superao e vitria!