Estamos vivendo um momento histórico, disse Pedro Loos em seu vídeo.
Talvez quem viu a última passagem do Halley ou até os primeiros passos da humanidade na Lua pode pensar que “aquilo sim foi momento histórico”. E foram.
Podemos pensar que essa empolgação com detecção de ondas gravitacionais, comprovação do bóson de Higgs, fotografia do buraco negro massivo no centro da galáxia M-87 e agora o do buraco negro massivo no centro da nossa própria galáxia é só para cientista. Mas não é!
Tem uma coisa que ainda não vi dizerem: enquanto o Halley passa por nós de um jeito ou de outro e a ida à Lua em grande parte foi fruto de uma disputa política e econômica que nada tinha a ver com ciência… tá, que pouco tinha a ver com ciência, afinal valeu muito cientificamente e tinha cientistas homens e mulheres de valor trabalhando para aquilo acontecer; agora o que vemos tem pouco a ver com disputa política ou econômica.
O mesmo vale para muitos outros momentos únicos na história que temos vivido na busca por energias renováveis, sustentabilidade e da capacidade de restaurar e manter o equilíbrio da vida no planeta: são pesquisas que muitas vezes vão até contra o interesse econômico e político.
Então não é “só” que estamos fotografando buracos negros há 55 milhões de anos luz ou localizados em um pontinho pequeno no centro da nossa galáxia. Estamos também testemunhando uma civilização se esforçando para se tornar científica e humana (não há ciência exata sem ciência humana e desenvolvimento social).
O risco de não conseguirmos é grande e nem vou começar a falar em como a desconexão da realidade tem contaminado parcelas enormes da civilização e usada para impor forças desumanas e anticientíficas porque algo me diz que a humanidade conseguirá superar esse período de medo e sombras!
Para saber mais sobre o Sagittarius A* tem dois vídeos excelentes!
Ciência Todo Dia:
Veritasium:
Imagem ilustrativa do post: Emissão de raios-x da Sagittarius A* – Wikipedia