Entro no Facebook, algo que tenho feito pouco porque tenho precisado de tempo sozinho, e lá está a pergunta dele:

No que você está pensando, Roney?

Estava mesmo pensando uma coisa fazia uns dias, então resolvi responder!

Caro FB, estou pensando que sou meio desmancha prazeres e que parte dos meus amigos preferem que eu não venha aqui tirar a graça do mundo :-P

Agora estou preocupado com o crescimento da empolgação com a possibilidade de termos visitantes de outros sistemas estelares aqui em nosso singelo sistema solar.

Fico preocupado porque vivemos uma época de credulidade em que pessoas temem que vacinas as faça ficarem magnéticas ou que a conspiração global as torne homossexuais.

Eu sei que lançar olhos para o Cosmos em busca de uma pujante galáxia com outras civilizações é uma causa nobre que pode nos estimular a amadurecer para fazer parte dessa comunidade, mas as possibilidades de termos de fato visitantes são tão pequenas e as evidências (avistamentos) tão questionáveis… Acabamos caindo no espectro das crenças e crenças podem ser usadas para distorcer as pessoas.

A mídia também não está ajudando a dar uma visão racional para as coisas que vemos nos céus e não entendemos. Já vi até a BBC sugerindo que temos que tomar cuidado porque pode ser uma invasão! Olha aí o mesmo terrorismo de antes, trocando comunistas comedores de criancinhas por lagartóides alienígenas devoradores de capitalistas! Vale lembrar aqui que qualquer tecnologia capaz de atravessar as vastidões do espaço é suficiente para aniquilar a vida na Terra antes que possamos dizer “Ih! Deu ruim!”.

Racionalidade. A gente precisa ser racional para sair da escorregadia rampa da barbárie e do medo que obscurece nosso julgamento.

Tô “overreacting”? Parece mesmo, mas o medo e a credulidade são assim: vão começando ora engraçadinhos, ora apenas excêntricos e algumas vezes até repletos de boas intenções, mas sem o suporte da razão quase sempre se tornam grande crises, às vezes que atingem toda a civilização.

Claro que não to dizendo para não observar os OVNI! Eles devem ser estudados! Estão lá para ser vistos então são oportunidades de conhecermos mais sobre nosso planeta identificando um meteorito aqui, uma nuvem incomum ali e, quando for algo realmente desconhecido, aprenderemos algo novo!

Quanto aos amigos cinzentos de outras estrelas, vamos ser bons anfitriões e anfitriãs e esperar que eles batam à nossa porta e digam “Olá! Leve-nos ao seu líder!”. Só espero que não cheguem agora porque tenho vergonha do nosso líder ;-P

Photo by Artem Kovalev on Unsplash