Menu Principal
Home
Editorial
Blog
Literatura
Textos
Teatro e Dança
Música
Cine & Vídeo
Imagens
Diários (RSS)
Links
Fale Comigo
Biografia
Joomla

Newsflash

A civilização moderna existe em função do capital, uma civilização tribal existiria em funcão da tribo. 

Um possível caminho para o desenvolvimento da civilização pode estar na estrutura tribal .

 

O Fim do Email I PDF Print E-mail
Written by Roney Belhassof   
Monday, 10 October 2005

Resumo

  • Cine e Vídeo: Mirror Mask (de Neil Gaiman)
  • Música: Maryfê Eletrônica
  • Teatro e Dança: Riocenacontemporânea e Panorama Rio Dança 2005
  • Literatura:  Antologia Poética de Hermínio Bello de Carvalho
  • Imagem e forma: Pulei
  • Tecnopapo: Quem define a informação que vc lê?


Editorial - O fim do email

Faço parte da primeira leva de brasileiros com email. Lá se vão quase quinze anos!

Bons tempos os da Internet a vapor quando o email era um tipo de carta veloz e em segundos podíamos conversar com aquele amigo distante.

O tempo foi passando e por algum motivo (sempre acho que é a culpa é desta necessidade moderna de super-exposição) os emails foram se tornando menos pessoais, apenas uma enxurrada de propagandas não solicitadas e apelos, textos, denúncias, abaixo assinados e apresentações em slide que nunca são escritos pelo amigo que envia a mensagem.

Para piorar tudo 92,34% destas mensagens são imprecisas, ultrapassadas ou mesmo nocivas.

Insatisfeito com isso, mais de dois anos atrás, criei um boletim semanal que enviava... bem, enviava toda semana, afinal era semanal. Hehe!

Bem o boletim era escrito por mim, assim como este que você está lendo. Era sempre destinado aos amigos, um convite a desfrutar de programas culturais comigo e minha família de sangue e de amigos.

Foi assim que descobri a diferença entre convites por telefone e por email. O segundo simplesmente não funcionava.

Mudei o boletim que passou a ser um boletim cultural genérico (como você poderá notar vendo os anteriores a este). Mas algo me incomodava até que, três semanas atrás descobri o que era.

O email não tem mais credibilidade, os poucos que acreditam nele se decepcionam pouco a pouco. São tantas campanhas suspeitas, denúncias falsas, apelos ultrapassados e belos, mas impessoais, textos repassados que não dá para querer enviar algo útil por email.

A propósito eu sou o primeiro a dizer a todos que usem o email para contatos pessoais e não para repassar coisas escritas pelos outros. Então porque eu haveria de enviar um boletim cultural para o email de alguém?

Foi assim que a versão para email deste boletim moreu. Pobrezinha! Mas creio que a Web é o lugar para este tipo de texto. O último foi enviado na semana retrasada e na semana passada dei-me férias vontando apenas hoje a escrever.

Na semana que vem contarei a segunda parte do fim do email para mim, quer dizer, porque deixei de ter um email.

Cine e Vídeo - Mirror Mask a Caminho

Mirror Mask, de Neil Gaiman, tem um novo trailer.

Música - Maryfê em Porto Alegre

Se você conhece música eletrônica e está em Porto Alegre não perca a chance de ver uma das artistas mais talentosas que conheci aqui no Rio.

Se você não gosta de música eletrônica e está em Porto Alegre vá também porque arte boa é sempre boa e esta será uma chance de descobrir uma nova forma de prazer auditivo. :)

Sem falar que sempre há humor nas letras e shows da Maryfê.

ONDE:: Rua General Lima e Silva 806, Cidade Baixa - PORTO ALEGRE
QUANDO:: 12 de outubro (FERIADO! quarta-feira!) 22h
QUANTO:: BAH! apenas 7,oo pilas!!!!

Site Oficial

Teatro e Dança - No Sesc

Panorama Rio Dança 2005

Rio Cena Contemporânea

Literatura - Hermínio Bello de Carvalho

A editora Martins Fontes lançará Embornal, a antologia poética de Hermínio Bello de Carvalho, no dia 13, quinta-feira.

O evento será no Armazém Digital às 20h.

Escrever poesia atualmente não é fácil. Quer dizer, escrever não é o problema, difícil é conseguir publicar o seu trabalho. Eu mesmo escrevi um livro de poesias que nem tentei publicar.

Temos que prestigiar os que tem paixão suficiente para manter a poesia viva.

Dia 17/10 - Paulo Sandroni, lançando "Dicionário de Economia doSéculo XXI" no Sempre um Papo.

Imagens -  Muito trabalho... Esta semana não

...

Tecnopapo - Analfabetismo cibernético

Uma busca no Google demora 33 centésimos de segundo para revelar se uma informação recebida por email é verdadeira. Então porque ainda estão procurando na Internet pela menina Diana Ventura que sumiu por algumas horas três anos atrás?

Creio que isto acontece porque, por incrível que pareça, a Internet é jovem no Brasil e ainda não sabemos usá-la. Por isso decidi repetir compactamente algumas dicas sobre o uso do Google.

  1. Para fazer uma busca no Google use as palavras chave do texto. No caso acima Diana Ventura desaparecida é uma ótima opção;
  2. Colocando as palavras entre aspas virão apenas as frases exatas, tente Diana Ventura e depois "Diana Ventura" para ver a diferença;
  3. Digite define:Mercantilismo e o Google mostrará somente páginas que definem o termo Mercantilismo. Funciona melhor com palavras em Inglês pois eles escrevem muito mais do que nós.
  4. Você pode fazer buscas somente dentro de um site, digite por exemplo medo site:roney.com.br e o Google mostrará as 356 ocorrências da palavra medo em meu site. Até parece que sou medroso.


Na semana que vem talvez eu fale de outros bons buscadores. Por hora creio que isto basta. Pense nisso: quem define a informação que você lê é quem define a sua opinião. Seja você mesmo a construir a sua informação.

Links da semana

Esta semana decidi priorizar os links com dados sobre o desarmamento e mortes com armas que me parecem confiáveis. Talvez repita a dose, se encontrar novos sites, nos dois próximos boletins.

Ministério de Justiça:

Estatísticas do Desarmamento

Mapa de Homicídios

Custos da Violência

Mapa de Ocorrências

Organizações Pró-desarmamento

Comitê Nacional de Vítimas da Violência


Protagonismo Juvenil

Viva Rio

Instituto Sou da Paz

Origem das armas dos criminosos (pdf 26 páginas)

International Action Network on Small Armas - iansa (Ingl.)

Cenpec

Aprendiz

Desarme

Forum Metropolitano de Segurança Pública

Desarmamento conforme a Unesco

Outros links


Queimar Neurônios relaxa?

http://www.programablog.com/

Iscas de Fígado e a cultura carioca

Aos pessimistas e indignados

Links Permanentes

Nesta sessão ficam alguns links que considero que deveriam ser visitados sempre.

- Ética Política:
http://www.unodc.org/brazil/index.html
http://www.transparencia.org.br/
http://www.portaldatransparencia.gov.br/

- i4B, a nossa empresa

- Meu site

-Windows seguro na Internet

- Infoguerra

- Cartilha de Segurança na Internet

- Apresentações fofinhas (para você não percisar mais mandá-las anexadas ao email):

Fim - Nota de rodapé

"através da violência você pode matar um assassino, mas não pode matar o assassinato. Através da violência você pode matar um mentiroso, mas não pode estabelecer a verdade. Através da violência você pode matar uma pessoa odienta, mas não pode matar o ódio. A escuridão não pode extingüir a escuridão. Só a luz pode."
Martin Luther King Jr.
Last Updated ( Monday, 17 October 2005 )
 
< Prev   Next >
Mais recentes
Artigos associados
   Home arrow Editorial arrow O Fim do Email I