Menu Principal
Home
Editorial
Blog
Literatura
Textos
Teatro e Dança
Música
Cine & Vídeo
Imagens
Diários (RSS)
Links
Fale Comigo
Biografia
Joomla

Newsflash
Empresa californiana afirma ter conseguido criar células tronco a partir de clones humanos. Isso a colocaria como a primeira empresa a fazer clonagem humana para criar células tronco. Leia mais no Esclerose Múltipla .
 

Qualidades de Sampa PDF Print E-mail
Written by Roney Belhassof   
Friday, 23 April 2004
Bons ares de Sampa, arte plástica e Letrismo de Niobe Xandô,  Encontros e Desencontros de Sofia Copola, a música de Daniel Del Sarto e a dança do grupo Experimenta da academia Tápias.

Novidades no site

Tentativas de capturar pedaços da alma de Sampa no blog

Oi!

Passei quase uma semana em Sampa... Como se fala de uma cidade como aquela? Tenho uma relação confusa com ela...

Tempos atrás passei dois dias na casa de uma amiga em Friburgo, bem, na verdade é um tipo de estância! ;-) São três casas cercadas de uma vasta floresta. Bom, enquanto todos dormiam eu vagava pela escuridão até achar uma clareira longe das casas onde se podia sentir o frio do vento quase livre das interferências humanas e os ruídos da mata podiam nos fazer acreditar em lugares mágicos como a floresta viva de Fangorn (do Tolkien).

Como você acha que uma pessoa que ama um ambiente assim se sente em São Paulo?

Por outro lado há pessoas fantásticas lá! Gente que parece sempre próxima graças às facilidades da era do conhecimento, mas que são muito mais interessantes ainda pessoalmente!

Você deve estar pensando que não vou dar valor aos outros atributos de Sampa, né? Então vc ainda não leu o blog! Mas além do que está lá temos que admitir que se come muito bem lá! E já nem é mais tão caro quanto antigamente... Não sei se os preços baixaram, o que seria bom, ou se os preços aqui subiram, o que seria ruim! ;-)

Tem outra coisa que não sei se foi aqui ou lá que mudou, mas os paulistas estão se vestindo mais parecidos conosco aqui do Rio! Ainda não decidi se eles estão mais despojados ou se a gente é que está com melhor gosto! ;-) Vai ver é um pouco dos dois...

E por falar em diferenças... Lá se leva cachorro a shopping! Achei muito engraçado! Não tanto o fato deles levarem os bichinhos para passear lá (Aqui a gente leva na praia o que é igualmente absurdo!), o engraçado é que eu nunca tenha notado uma diferença tão grande! Se a gente desconhece os costumes de quem mora ali do lado imagine como devemos julgar mal culturas como a do russos!

Voltando a Sampa...

Toda cidade é melhor com a companhia certa! Com a ajuda da Paula, da Tatiana e da Renata pudemos conhecer o melhor de alguns dos melhores restaurantes de São Paulo (cada uma delas conhece um terço dos donos de cantinas e churrascarias de Sampa! Hehehe!). Fui no Angelica's Grill, Roperto (no Bexiga), Pasquale (em Pinheiros), sorveteria Alasca e num a peso perto do metrô sumaré também muito legal (com outra boa amiga que infelizmente só vi uma vez durante a estadia). Só faltou o Japengo, mas se você for leve a Tatiana, a Paula e a Renata! ;-)

Em geral não cito nomes aqui, mas sabe quando vc tem uma intuição de que a pessoa vai gostar de ser citada? E as três merecem. A Paula é minha anfitriã oficial! Impossível ir a São Paulo sem ficar na casa dela, a Renata é uma das melhores pessoas que conheço e a Tati é uma nova amiga, mas já notei que é fiel como poucos amigos sabem ser!

Até parece que só viajei para tirar férias! Fui a trabalho na verdade e voltei muito animado! Viciado em trabalho como sou adorei que a melhor reunião tenha sido por volta da meia-noite! Nem me incomodei de achar a obra anti-cupim ainda pela metade! ;-)

Muitas coisas diferentes aconteceram na última semana! Nem falei da Bienal do Livro ainda! Se bem que não há muito a dizer. Havia bons descontos, pouca coisa que só se achava lá e pouco lançamento realmente bom! Comprei uma versão interessante de Romeu e Julieta e outros livros que andam fora de catálogo. Gostava mais das primeiras bienais onde se achava tesouros como a tradução crua do Rei Arthur que agora se foi comida pelos cupins embaixo da escada... Nossa! Nem olhei os cem livros que se perderam lá...

P.S. Como pude esquecer das caronas de ida e vinda para o Tom Jobim da Carôu, Letícia e Caroli? Obrigado!

Cinema

Há vários tipos de filme, não me refiro ao estilo como comédia, drama, ação etc.

Não importa o estilo de filme, eles podem ser feitos como cascas vazias, apenas um conjunto de técnicas mecânicas de direção, fotografia, som, montagem etc. O resultado final é divertido, agradável, animado ou emocionante de acordo com o estilo.

Um outro tipo totalmente diferente de filme é aquele que é feito com arte! Que tem uma direção delicada ou um roteiro realmente criativo (não deixe de ver Adaptação).

Encontros e desencontros de Sofia Coppola é este tipo de filme! Pode-se dizer que é lento ou que é superficial, mas desde Virgens Suicidas espero uma oportunidade de ver outra coisa dela. Ela faz uma pintura muito delicada e sutil de personagens cada vez mais normais nas grandes cidades. O homem de meia idade que já não se deslumbra com a vida e a jovem que não encontra mais um mundo com ideais ou causas e acaba tão refratária ao deslumbramento quanto o homem.

É um filme que poderia ser pesadíssimo ou totalmente idiota, mas acaba sendo uma representação extremamente delicada do nosso tempo. Correndo o risco de ser repreendido... Me lembrou Estrada da Vida de Fellini! Só não é indicado para quem só curte o cinema-diversão! ;-)

Ah! Tem outro tipo de filme, o intelectual intrincado como os Quero Ser John Malkovich da vida.

Artes Plásticas

Se estiver em Sampa vá ver a exposição do Picasso embora a do Manabu Mabe e do Yugo Mabe seja mais interessante. Provavelmente vc vai ter que seguir a fila da Oca até o MAM então aproveite para entrar e ver as esculturas do vazio da tal Rachel Whiteread que é grátis e fica bem do lado da interessantíssima Niobe Xandô (mas também é creditada como Xandó ou até Xangô).

A Niobe já tem seus 86 anos e os quadros exibidos vão da década de 60 até início de 80. Ela já foi considerada a introdutora do realismo fantástico na pintura latino-americana e o trabalho dela é mesmo muito interessante e com várias referências à cultura africana. Tem também um tal de letrismo em sua obra que é uma forma meio criptegráfica de inserir mensagens nas telas. Na maioria até dá para desconfiar que há algo escrito, mas felizmente o letrismo passa despercebido e acaba não atrapalhando. É só mais uma curiosidade ou excentricidade que dá um sabor diferente aos quadros.

Agora, se vc for ver as esculturas do lado o mais engraçado é ver que algum gênio no MAM colocou a enorme escultura de uma porta com a frente virada para a parede! Não é só aqui no Rio que temos maus curadores! ;-)

Música

Preciso de uma dica de música clássica urgente! Morro de saudades de escutar uma sinfônica em todo o seu explendor! Enquanto isso tem três dicas de pop-rock:

Daniel Del Sarto está reestreando seu show quase acústico na Melt (Leblon). O primeiro já foi no dia 19, mas fique de olho no meu site que darei mais detalhes.

No dia 27 vai ter show extraordinário da Poesia de Gaia na Hide Away.

Anos atrás elas fizeram muito sucesso como Las Chicas. O tempo passou, cada uma delas enveredou por trabalhos solo e agora voltaram a tocar juntas. Chicas ou Ex-Chicas é como tem sido chamadas e vale muito a pena conferir. Fique de olho no seu jornal ou aqui mesmo, digo, na versão on-line.

Teatro & Dança

O núcleo de dança Experimenta está finalizando uma nova criação chamada Extremidades. Bem, uma única vez uma coreografia me arrepiou de tão emocionante que era e foi criada por uma das integrantes deste grupo liderado por Flávia Tápias que é uma das melhores dançarinas contemporâneas do país.

Eles vão apresentar um ensaio aberto por apenas um Real no dia 23 de abril no espaço Café Cultural (R. São Clemente, 409 - Botafogo).

Fim

Tá bom, né?

Ah! Pretendia falar do Orkut... Se vc ainda não escutou a respeito ainda vai ouvir. É a comunidade on-line do Google.

Pelo que pude investigar pela primeira vez em uns cinco anos uma comunidade internet consegue ter um espírito parecido com o dos velhos BBS. É importante que as comunidades on-line se tornem mais maduras e que possamos realmente encontrar nelas uma oportunidade de boas discussões pessoais ou profissionais. mas vou falar melhor do Orkut no próximo boletim, se vc se interessa por isso não me deixe esquecer! ;-)

Roney
Last Updated ( Sunday, 12 February 2006 )
 
< Prev   Next >
Mais recentes
Artigos associados
   Home arrow Editorial arrow Qualidades de Sampa