Recebi um email de um amigo que está se tornando um entusiasta do Linux comentando como ele está satisfeito dessa vez.
Ele experimentou outras vezes, mas tem exigências bem específicas e sempre foram experiências traumáticas e o fato dele estar gostando agora é promissor, sintomático e muito animador para um entusiasta do conhecimento livre como eu.
No entanto ele tem uma grande dúvida, algo que perturba muita gente:
Se é grátis como as pessoas vivem e, pior, por que empresas como IBM e Sun gastam tanto “ajudando” a comunidade Open Source?
A minha resposta foi até as raízes da era do conhecimento e, embora não chegue perto de esgotar o assunto, achei que merecia um artigo no site da minha empresa: Como funciona a economia Open Source?
É um texto um pouco extenso, mas se alguém ler gostaria que comentasse aqui para que outros possam compartilhar, afinal tudo está em torno disso: compartilhamento de conhecimento.
Oi Roney,
acho que voc chegou perto, mas faltou um ltimo passo, ou um ltimo link. Tudo bem que as grandes corporaes querem “que a TI seja barata e acessvel para o mximo de empresas …elas querem vender servios”. Explique o tipo de servio, isso facilitaria o entendimento. Porque se uma empresa pode ir a comunidade open source e usar um software que ela precisa, ela no vai gastar dinheiro contratando uma empresa para desenvolver o software para ela. Mas ela vai gastar contratando uma empresa para montar a rede, comprar servidores, etc e tal, e a o “business” alavancando “machines”.
Isso fcil de entender para o caso de empresas como IBM, que vendem tanto servio quanto hardware. Mas e quanto s pequenas empresas que desenvolvem software livre? Era bom voc tocar nesse assunto. Voc explicou os dois extremos (um “blogueiro” e uma grande corporao) mas faltou a galera que fica no meio….
Um abrao,
Paulo
Comentando:
Tem toda razo. Eu at percebi que estava deixando de falar nisso, mas os extremos me parecem mais definidos enquanto h vrios tipos de solues entre eles.
Vou fazer o seguinte: escreverei um outro artigo s sobre eles, mas no dar para fazer de um flego s como fiz este “linkado” aqui neste post.
Bem, s de algum bem informado como vc concordar com boa parte do que eu disse j concede mais credibilidade ao meu curso de raciocnio!
Roney, passo agora a te chamar de ORCULO. Voc sempre com suas respostas completas, lcidas, objetivas. Agora sim est esclarecido o assunto. Posso dizer, finalmente, que compreendo. Deixei um link para c no frum do Ubuntu (que est me encantando cada dia mais!). O link do post : http://ubuntuforum-br.org/index.php/topic,34288.0.html